Ads Top

Conheça o trabalho do ilustrador brasileiro Fernando Chamarelli

Muralista, artista plástico e ilustrador. Fernando Chamarelli é formado em Design Gráfico. Nascido em Penápolis, município do estado de São Paulo, mudou-se para Bauru para cursar faculdade. Tem 25 anos, mas apesar da pouca idade, sua lista de trabalhos é imensa e impactante. Nessa entrevista ele compartilhou um pouco da sua história, como funciona seu processo criativo e qual foi o trabalho mais marcante da sua carreira até hoje. Confira!

Jay Oliveira - Quando surgiu seu interesse pela arte?
Fernando Chamarelli - Diferentemente da maioria dos artistas meu interesse pela arte começou aos 14 anos, quando eu ganhei uma HQ dos X-Men de um amigo. Comecei a desenhar os super heróis da Marvel e fui aperfeiçoando os meus traços. 

Jay - Você teve influência familiar, educação artística?
Chamarelli - Não, meus pais sempre me deram bastante liberdade pra seguir meus próprios caminhos e não havia nenhum artista na familia. Tudo que aprendi foi por conta própria em uma cidade pequena do interior paulista.

Jay - Como você encontrou o seu estilo?
Chamarelli - Meu estilo foi se modificando com o tempo e ainda continua em uma leve transformação. Primeiramente fui inspirado pelos quadrinhos, depois comecei a desenhar caricaturas, me envolvi no mundo da tatuagem, fiz graffiti e me identifiquei com a arte digital. Todas essas misturas e experimentos com diferentes técnicas foram fundamentais pra eu chegar no estilo de pintura e ilustração que faço atualmente.

Jay - 
Sua formação acadêmica é relacionada a arte ou você é autodidata?
Chamarelli - Me considero autodidata, mas me formei em design gráfico pela UNESP de Bauru.

Jay - Como funciona o seu processo criativo?
Chamarelli - Com o design eu aprendi a projetar antes de executar, então antes de começar a pintura na tela eu faço o desenho no papel e alguns estudos pra sair tudo como eu quero. Sempre com música, de preferência som experimental.
Jay - Qual seu primeiro trabalho profissional?
Chamarelli - Ilustração da banda do O Rappa para revista Rolling Stone.

Jay - Qual seu trabalho mais marcante?
Chamarelli - A minha primeira exposição individual fora do país em San Jose na Califórnia em 2010. Isso foi algo bem marcante pra mim.

Jay - O que você espera que as pessoas sintam ao apreciarem as suas criações?
Chamarelli - Eu espero que haja uma conexão do observador com a minha arte. As pessoas são bem vindas a entrar no meu universo de criações e usarem a imaginação para embarcarem em suas próprias viagens.

Jay - 
Como você intitula suas ilustrações?
Chamarelli - Não costumo intitular minhas ilustrações pois se eu enquadra-las em algo elas deixariam de ser todas as outras possibilidades.

Jay - 
Você tem um publico-alvo?
Chamarelli - Acho que eu sou meu público alvo, porque geralmente crio o que eu gosto, o que eu acho legal, sem outras preocupações e sem procurar agradar outras pessoas. Mas felizmente isso também acaba caindo no gosto de diferentes tipos de pessoas e de varias faixas etárias. Isso muda nos trabalhos comerciais, quando eu tenho um briefing pra seguir e um publico alvo pra atingir.


Jay - Qual a ligação das suas criações com o mundo virtual?
Chamarelli - O que eu posso dizer é que o mundo virtual possibilitou que eu mostrasse meu trabalho em vários países. Sem a internet e redes sociais acho que não estaria vivendo do meu trabalho.
Jay - Qual são os seus instrumentos essenciais para trabalhar?
Chamarelli - Os básicos: lápis, papel, materiais de pintura, notebook e tablet.

Jay - Existe um lugar especifico onde você produz mais?
Chamarelli - Lugares fechados.

Jay - Você sente que a arte é uma necessidade?
Chamarelli - Sim, a arte esta em tudo. Imagine viver em um mundo sem cores, músicas, danças, filmes, etc.

Jay - Você considera um mercado muito competitivo?
Chamarelli - Talvez, mas eu não saberia responder porque eu tive a sorte de fazer o que gosto e tudo ir acontecendo naturalmente. Fui seguindo a boa maré, produzindo e vendo a bola de gelo crescer.

BATE BOLA: 

Um livro: Eram os Deuses astronautas?
Um filme: Interestelar
Um lugar: Egito
Um game: Limbo
Uma série: The OA
Um hobby: Desenhar :P
Uma música: Canto de Xangô, Baden Powell e Vinicius de Moraes
Um aplicativo: Pinterest
Um super herói: Jacque Fresco
Uma inspiração artística: Arte pré-colombiana

Jay - Para finalizar, um conselho para quem está começando:
Chamarelli Produzir bastante, buscar referencias inusitadas para as criações, usar a internet como ferramenta pra divulgação dos trabalhos e fugir dos padrões.
+

Site:
 http://chamarelli.com.br/

Pinterest: https://br.pinterest.com/chamarelli/
Flickr: https://www.flickr.com/photos/lfchamarelli
Facebook: https://www.facebook.com/chamarelliart
Instagram: https://www.instagram.com/fernando_chamarelli/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.